Volume
Redes
Sociais
Homenagem aos 100 anos do maestro Leonard Bernstein
21/06/2018 - 17h24 em Música

Evento acontece no dia 25 de Agosto - Foto: Iolanda Camilo

 

Duo - Helen Isolani e Sérgio Aversa - tem como ponto de partida o gosto pela música erudita, tanto nas canções de câmara como nas árias de óperas, e a versatilidade estilística que esta linguagem musical oferece desde as sonoridades, os ritmos, as histórias, interpretações, poesias e o contexto nas quais elas se inserem.

 

O concerto acontece no dia 25 de agosto, no ECA (Espaço de Cultura e Arte), em Belo Horizonte, o Duo escolheu um repertório de música de câmara francesa de compositores como Claude Debussy, Erik Satie e Francis Poulenc. Apresenta também, as árias de óperas de compositores americanos que marcaram o século XX como Douglas Moore, George Gershwin e o grande homenageado:Leonard Bernstein, mostrando em cada peça as nuances deste compositor, tanto nas canções, como nas árias de musicais de obras consagradas como “Peter Pan”, “West Side Story” e a ópera “Candide”.

Através deste repertório, Helen e Sérgio imprimem musicalidade e uma beleza única, tão expressada na música de concerto, onde, em caráter intimista e através da sonoridade do piano e do canto tão conhecido através dos tempos, evidencia-se o refinamento da canção francesa e da versatilidade de um repertório “Franco-americano” pouco difundido nas grandes mídias.

 

O estímulo para se fazer um concerto de câmera, nos dias de hoje, é o incentivo em proporcionar ao público um momento de escuta e apreciação musical, pois era desta forma que as pessoas ouviam música antigamente. Numa época onde não havia CD, não havia sequer a possibilidade de gravações. As pessoas eram motivadas a reunirem-se para ter um momento de deleite frente a uma composição inédita.

 

Atualmente a expressão “Música de câmara” é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos. A palavra “câmara” indica ainda que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma atmosfera mais íntima onde a escuta e a participação do ouvinte é parte essencial no concerto.

 



 

 

Homenagem aos 100 anos do maestro Leonard Bernstein

DUO - Helen Isolani – soprano e Sérgio Aversa – piano

25 de agosto – 20h30

ECA – Espaço de Cultura e Arte

Rua Odilon Braga, 1190 – Mangabeiras - Belo Horizonte - MG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!