Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Festa Portuguesa terá atrações musicais variadas
14/06/2018 10:58 em Arte

Evento terá danças, músicas e outras atrações especiais - Foto: Álvaro Fraga

Do fado à bossa nova com pegada house; do folclore lusitano ao blues. Inspirada nos festejos e folguedos de rua de Lisboa, a Festa Portuguesa 2018, no sábado de 16 de junho, trará uma programação gastronômica farta, mas também repleta de atrações musicais. A oitava edição vai ter, pela primeira vez, dois palcos alocados no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto e da praça Professor Godoy Betônico, no bairro Cidade Jardim. O grande destaque é a DJ Joana Hasse, portuguesa que vive há 13 anos em São Paulo e aporta em Belo Horizonte especialmente para o evento.

O DNA português também permeia outras atrações. Reconhecida como a única fadista mineira, a cantora e instrumentista Sonia Gargiulo promete emocionar a plateia do palco principal com algumas das canções do gênero mais popular no país dos gajos. Ela será acompanhada pelo instrumentista Nadilson Assunção, responsável pelos arranjos musicais.

Na sequência, a banda Charanga Pop, liderada pelo trompetista João Vianna, vai acrescentar ao repertório releituras dançantes de temas tradicionais da música portuguesa, seguida da apresentação de um grupo folclórico. Já o quarteto Flaming Boys – formado por Marcio Perez (guitarra e voz), Caio Valente (baixo), Pedrinho Moreira (bateria) e Walner Lucas (teclado) – tem uma pegada de blues universal, com repertório de nomes como Joe Cocker, Prince e Eric Clapton.

A noite se encerra com a DJ portuguesa Joana Hasse, famosa por animar festas paulistas, como as do hotel Tivoli e do clube D-edge. Na pista do palco principal, ela irá trazer um som repleto de influências de bossa nova, pop, rhythm and blues e house.

Nos intervalos das apresentações, a festa será animada pela mescla de rock, soul, jazz e pop da DJ Aída, figurinha carimbada em eventos como o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o Inhotim Noite Aberta e o Festival da Gentileza.

O palco “Acústico”, por sua vez, terá atrações como a Banda da Polícia Militar de Minas Gerais, o Grupo de Poesia da Faculdade de Letras da UFMG e o Coral Luís de Camões. A programação ainda inclui o quarteto instrumental Choro por Elas, que reúne as musicistas Luísa Mitre (piano), Marcela Nunes (flauta), Nath Rodrigues (violino) e Natália Mitre (pandeiro); e o grupo instrumental Dom Preto, conhecido nos bares e botequins de Belo Horizonte.

Paralelamente às atrações musicais, o artista plástico lisboeta David Arranhado traz para a festa o projeto “A vida é andar”, uma espécie de ateliê móvel, itinerante e coletivo, com exposições performáticas, pinturas murais e oficinas. Para os pequenos, a Cia. Circunstância apresenta números de circo, música e teatro de rua. Tudo entremeado pela linguagem dos palhaços. 

Sobre o evento:

A Festa Portuguesa busca promover a interação entre as culturas brasileira e lusitana, além de celebrar o Dia de Portugal no Brasil e Dia de Camões, comemorados em 10 de junho. “Os laços que nos unem são muito fortes, mas quase sempre imperceptíveis. Dessa forma, começamos a pensar em um evento que trouxesse Portugal para BH, e que, neste dia, vivêssemos o melhor de ambos os países em nossa cidade. É muito interessante e gratificante notar o entusiasmo da plateia na interação com as tradições portuguesas”, expressa Vittorio Lanari Junior, diretor-executivo da Câmara Portuguesa de Minas Gerais e coordenador geral da festa.

A Festa Portuguesa 2018 é realizada via Lei Federal e Estadual de Incentivo à Cultura pela Câmara Portuguesa em Minas Gerais, com correalização do Consulado de Portugal, Centro da Comunidade Luso Brasileira (CCLB) e Elos Clube. Tem patrocínio da Cimentos Liz, Pif Paf Alimentos, Supermercado Verdemar, Empresa Construtora Brasil (ECB), Cervejaria Verace e Banco Mercantil. Apoio da Associação dos Moradores do Bairro de Lourdes (Amalou), Azeite Andorinha, Sabseg Corretora de Seguros, Paróquia Santo Inácio, UNA, Hospital na Residência e Manucci Advogados. Produção da Peixe Tolo e da Costura de Ideias.

Festa Portuguesa 2018

Data/horário: sábado, 16 de junho, das 10h às 22h

Local: entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim

Rua Bernardo Mascarenhas

Rua Josafá Belo

Rua Ten. Renato César

Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto

Praça Prof Godoy Betônico (NOVO ESPAÇO)

Entrada Gratuita*

*Doação opcional de agasalho, alimento não-perecível, livro e material escolar. Haverá pontos de coleta nas entradas da festa.

Informações: camaraportuguesamg.com.br

facebook.com/FestaPortuguesaBeloHorizonte; instagram.com/FestaPortuguesaBH

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!