Volume
Redes
Sociais
Loyola comemora aniversário com exposição
06/04/2018 - 15h08 em Novidades

Mostra fica em cartaz até o dia 25 de Abril e é aberta ao grande público - Foto: Acervo Colégio Loyola

 

A história do Colégio Loyola caminha lado a lado com vários acontecimentos da cidade. Além disso, grandes fatos locais, nacionais e mundiais também se relacionam ao longo da história. É por isso que o Colégio inaugurou, no último dia 26, a exposição “Colégio Loyola, 75 anos. Nossa história presente no futuro”, na qual o que foi mais importante em cada jubileu está sendo contado em um grande corredor histórico. A mostra fica em cartaz até o dia 25 de abril, com entrada franca.

 

O chão do Passo das Artes (galeria de arte da escola aberta ao público) contém 87 acontecimentos marcantes no total, em formato de fotografias adesivadas. A escolha de cada um foi especial e minuciosa, feita por uma equipe multidisciplinar, incluindo professores de História. De acordo com a curadora da mostra e professora de Artes do Colégio Loyola, Amanda Lopes: “Priorizamos os fatos históricos de maior repercussão na sociedade e que, portanto, impactaram a formação de crianças e jovens de cada período”. Lopes ainda ressalta a influência dos momentos dentro da instituição: “Em cada jubileu do Colégio, é possível perceber que o Loyola seguiu o movimento do Brasil e do mundo, claro que em um número menor de fatos, mas todos importantes para sua história”, finaliza. Além das imagens ao longo do corredor, a exposição também conta com outras fotografias raras do Loyola nas vitrines da galeria.

 

Cada jubileu traz suas peculiaridades. O primeiro (1943-1968) possui momentos fotográficos como: a fundação do Colégio; a evolução da capital mineira; a construção do complexo arquitetônico da Pampulha; a primeira turma da escola com meninas e os movimentos sociais de luta pelos direitos das mulheres ao redor do mundo. No segundo jubileu (1969-1993), os espectadores poderão ver a criação dos Estágios Sociais (um dos principais programas de formação humana do Colégio, hoje denominado Voluntariado Educativo), além dos destaques aos principais movimentos relacionados à música, arte e cultura em vários lugares. Já no terceiro jubileu (1994-2018), alguns fatos históricos da mostra são: as novas metodologias e espaços de ensino-aprendizagem do Colégio; a educação pautada na evolução da sociedade; a primeira escola da cidade a desenvolver um Núcleo de Empreendedorismo para alunos do Ensino Fundamental; o protagonismo dos estudantes; Papa Francisco, o primeiro jesuíta a ser líder mundial da igreja católica; jogos olímpicos e acontecimentos políticos da história recente do Brasil. 

 

Exposição “Colégio Loyola, 75 anos. Nossa história presente no futuro

Data: de 26 de março a 25 de abril.

Local: Passo das Artes (Colégio Loyola, Avenida do Contorno, 7919, bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte-MG).

Horários de visitação: de terça a sexta, das 8h às 9h30, 10h30 às 12h, 14h às 15h30 e das 16h30 às 18h.

Entrada franca.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!